Mariana Lima Duro, Danielle Cenci
Resumo:
A gênese do número em crianças é um estudo que merece destaque quando tratamos da linguagem matemática nos anos iniciais, visto que a não compreensão deste conceito remete a dificuldades de aprendizagem na área da matemática. Sendo assim, entendemos que este estudo pode contribuir para a prevenção e para a intervenção de educadores no intuito de minimizar essas dificuldades. Este estudo busca responder ao seguinte questionamento: “O que garante dizer que uma criança, ao contar verbalmente uma sequência numérica, tenha de fato constituída a noção do número?” Através dos estudos realizados por Piaget, procuramos abordar alguns pontos que devam ser considerados pelos educadores, a fim de responder a este questionamento. Para isso, apresentamos um experimento prático que visa compreender as noções de conservação de quantidades contínuas. Em seguida, detalhamos a análise quanto às possíveis respostas dos sujeitos e aos três diferentes níveis de pensamento descritos por Piaget e Szeminska (1971). Por fim, discutimos sobre as implicações que a não compreensão do número acarreta no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. De fato, o que se observa é que a não compreensão do número por parte das crianças pode vir a interferir em toda sua trajetória de aprendizagem matemática.
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