terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Linguagem matemática nos anos iniciais: a construção do número segundo Piaget

Mariana Lima Duro, Danielle Cenci


Resumo: 

A gênese do número em crianças é um estudo que merece destaque quando tratamos da linguagem matemática nos anos iniciais, visto que a não compreensão deste conceito remete a dificuldades de aprendizagem na área da matemática. Sendo assim, entendemos que este estudo pode contribuir para a prevenção e para a intervenção de educadores no intuito de minimizar essas dificuldades. Este estudo busca responder ao seguinte questionamento: “O que garante dizer que uma criança, ao contar verbalmente uma sequência numérica, tenha de fato constituída a noção do número?” Através dos estudos realizados por Piaget, procuramos abordar alguns pontos que devam ser considerados pelos educadores, a fim de responder a este questionamento. Para isso, apresentamos um experimento prático que visa compreender as noções de conservação de quantidades contínuas. Em seguida, detalhamos a análise quanto às possíveis respostas dos sujeitos e aos três diferentes níveis de pensamento descritos por Piaget e Szeminska (1971). Por fim, discutimos sobre as implicações que a não compreensão do número acarreta no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. De fato, o que se observa é que a não compreensão do número por parte das crianças pode vir a interferir em toda sua trajetória de aprendizagem matemática.



Artigo Completo pelo link: 


#tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário