segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Cubra e Descubra: um jogo para aprimorar a linguagem sjmbólica da matemática. 

 Este jogo é indicado para ser utilizado no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e auxilia os alunos a associar uma quantidade ao símbolo que a representa, a compreender a idéia de adição com a ação de adicionar uma quantidade à outra, a efetuar adições mentalmente e a construir os fatos fundamentais da adição a partir de situações - problemas, aprimorando a linguagem simbólica da Matemática.

Organização da classe: em duplas. Recursos necessários: 
1 tabuleiro conforme modelo da figura 1, 22 fichas (sendo 11 de cada cor) e dois dados comuns.

Meta: conseguir tirar todas as fichas do seu lado. 

Regras do jogo: 1. Cada jogador coloca todas as suas fichas no seu lado do tabuleiro, de modo a cobrir todos os números que nele aparecem. 2. Na sua vez, o jogador lança os dois dados, adiciona os pontos que saírem nos dados e tira do tabuleiro a ficha que cobre a soma. 3. Quem erra a soma, ou ao tirar a ficha, perde a vez. 4. O vencedor será aquele que primeiro tirar todas as fichas do seu lado do tabuleiro. 

Sugestões de questões para propor aos alunos: * Por que o menor número do tabuleiro é o 2? * Por que o 0 e o 1 não aparecem no tabuleiro? Este números são possíveis quando adicionamos os números de dois dados? * Por que o maior número do tabuleiro é o 12? * O que é mais fácil conseguir: soma 12 ou soma 7? Por que?

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