Cubra e Descubra: um jogo para aprimorar a linguagem sjmbólica da matemática.
Este jogo é indicado para ser utilizado no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
e auxilia os alunos a associar uma quantidade ao símbolo que a representa, a compreender a
idéia de adição com a ação de adicionar uma quantidade à outra, a efetuar adições
mentalmente e a construir os fatos fundamentais da adição a partir de situações - problemas, aprimorando a linguagem simbólica da Matemática.
Organização da classe: em duplas.
Recursos necessários:
1 tabuleiro conforme modelo da figura 1, 22 fichas
(sendo 11 de cada cor) e dois dados comuns.
Meta: conseguir tirar todas as fichas do seu lado.
Regras do jogo:
1. Cada jogador coloca todas as suas fichas no seu lado do tabuleiro, de modo
a cobrir todos os números que nele aparecem.
2. Na sua vez, o jogador lança os dois dados, adiciona os pontos que saírem
nos dados e tira do tabuleiro a ficha que cobre a soma.
3. Quem erra a soma, ou ao tirar a ficha, perde a vez.
4. O vencedor será aquele que primeiro tirar todas as fichas do seu lado do
tabuleiro.
Sugestões de questões para propor aos alunos:
* Por que o menor número do tabuleiro é o 2?
* Por que o 0 e o 1 não aparecem no tabuleiro? Este números são possíveis
quando adicionamos os números de dois dados?
* Por que o maior número do tabuleiro é o 12?
* O que é mais fácil conseguir: soma 12 ou soma 7? Por que?
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