Um Exato
O jogo Um Exato é indicado para ser utilizado nos
2º e 3º anos e auxilia a reconhecer e nomear números naturais, a justificar respostas e o
processo de resolução de um problema e a efetuar adições e subtrações mentalmente.
Organização da classe: em duplas
Recursos necessários: quadro da centena numerado como mostra a Figura 2,
três dados e 15 marcadores de cores diferentes para cada jogador.
Meta: conseguir chegar exatamente ao 1.
Regras do jogo:
1. Cada jogador coloca o seu marcador na casa de número 100 do quadro da
centena.
2. Os jogadores revezam-se lançando os três dados e somando ou subtraindo
os resultados, conforme acharem melhor.
3. Se um jogador obtém 20, por exemplo, com a soma dos três dados, subtrai
esse valor mentalmente de 100 e coloca um dos seus marcadores no 80 e
não tira mais o seu marcador de lá.
4. O mesmo procedimento é realizado pelo próximo jogador, mas se ele
também obtiver o valor 20 não poderá colocar o seu marcador no 80, pois
lá já tem um marcador do oponente. Nesse caso, ele terá de passar a vez e
continuar onde estava antes da jogada. Isso significa que o jogador antes de
dizer o resultado da conta feita com os seus dados precisa cuidar para não
chegar ao valor de uma casa já marcada.
5. Se o jogador avaliar que não é possível chegar a uma casa de menor valor
que aquela que ele estava e que não esteja marcada, passa a vez.
6. O objetivo do jogo é seguir até o 1, exatamente. Se o jogador não conseguir
chegar a 1, a partida continua até que alguém o atinja exatamente.
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